top of page

Como montar um prato saudável?

  • Nutricionista Andressa Miranda
  • 1 de set. de 2016
  • 1 min de leitura

Sente dúvidas quando vai montar seu prato?


O ideal é que a metade do seu prato seja composta de vegetais do tipo A (em maior quantidade) e tipo B, promovendo assim a saciedade e oferecendo ao seu corpo vitaminas, fibras, minerais que são importantes para o correto funcionamento das atividades dos nossos órgãos.

Nessa parte do prato é muito benéfico adicionar azeite, limão e temperos naturais para dar mais sabor à salada.


A parte correspondente a 25% do seu prato deve conter proteínas vegetais e animais. As proteínas vegetais são as leguminosas como o feijão, grão de bico, grão de soja e as proteínas animais são as carnes (bovina e suína), frango e peixe (lembrando que deve-se preferir o consumo de peixes e frango). Cuidado com os molhos e a quantidade de gordura para o preparo.


O restante do seu prato deve conter carboidrato. Isso mesmo. Os carboidratos são importantes para nos dar energia, mas atente-se ao tipo de carboidrato que você vai escolher. Prefira arroz integral, macarrão integral, batata doce, pois são carboidratos de médio índice glicêmico, isso significa que esses alimentos não aumentam a glicose tão rápido no sangue (diminuindo o risco de diabetes, por exemplo). Caso você não goste ou não tenha em casa esses produtos integrais, não se desespere. Você pode adicionar um brócolis, quinoa ou cenoura no arroz, por exemplo, para diminuir a carga glicêmica.


Por fim, adicione uma fruta no seu almoço. Ela pode vir acompanhada de canela, que é um potente antioxidante.


 
 
 

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page