top of page

Riscos e Benefícios da dieta vegetariana

  • Nutricionista Andressa Miranda
  • 20 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Em primeiro lugar precisamos entender que ser vegetariano, muito mais que uma dieta ou alimentação, é um estilo de vida.


Mas, focando na alimentação existem diferentes tipos de vegetarianismo:

1. Semi-vegetarianos: Estes permitem o consumo de peixes, ovos, leites e vegetais.

2. Ovo-lacto-vegetariano: Permitem apenas o consumo de ovos, leite e vegetais.

3. Lactovegetarianos: Permitem apenas o consumo de leite e vegetais.

4. Veganos: Permitem apenas (e somente) o consumo de alimentos de origem vegetal.


A dietas vegetarianas estão repletas de benefícios, mas é preciso ser cuidadoso ao aderir à esse estilo de vida a fim de não prejudicar sua saúde.

Benefícios

- Faz bem ao coração !

Existe uma menor probabilidade de doenças cardiovasculares na dieta vegetariana. Isso porque há um menor consumo de gorduras saturadas e colesterol que são prejudiciais à saúde do seu coração. Além disso, as dietas vegetarianas são repletas de fibras, principalmente as solúveis, que diminui os riscos cardiovasculares.

Há também menor chance do indivíduo tornar-se hipertenso, pois há menor consumo de sódio e maior consumo de potássio, regulando assim o bombeamento do coração.


- Faz bem ao intestino !

A quantidade de fibras insolúveis disponíveis nessa dieta aumentam o peristaltismo (movimento do intestino) impedindo que o indivíduo fique constipado (a famosa prisão de ventre). Dessa forma, compostos que devem ser eliminados não ficam em contato com o intestino por muito tempo, diminuindo o risco de doenças intestinais.


- Há menor chance de obesidade !

As dietas vegetarianas, em sua maioria, não possuem uma quantidade alta de calorias, diminuindo assim o acúmulo de calorias na forma de gordura.


- A probabilidade de ser diabético é menor ! Pelo maior consumo de fibras solúveis que diminuem o índice glicêmico do alimento, assim sendo, mesmo que haja um consumo de açúcares a glicose sanguínea não aumenta tão rápido. Além disso, a maioria dos vegetarianos consomem carboidratos integrais.


- Menor chances de osteosporose !

O consumo de carnes é significativamente menor. Acontece que algumas proteínas contém substâncias sulfuradas em sua composição e essas aumentam a excreção urinária de cálcio, que é a base da nossa estrutura óssea.


Riscos


Você pode perder massa muscular

Os vegetarianos precisam de acompanhamento nutricional, uma vez que as dietas vegetarianas possuem em sua maioria um baixo teor de energia. Isso pode induzir seu corpo a consumir a energia armazenada no seu organismo, mobilizando proteínas e fazendo com que você perca músculos.

Além disso, deve-se combinar cereais e leguminosas, isso porque quando ingeridos juntos, garantem o consumo de aminoácidos essenciais (percursores de proteínas que seu corpo não produz).



A B21

A vitamina B12 encontra-se apenas em alimentos de origem animal, por isso os vegetarianos devem ser suplementados com B12 e Zinco.


Você pode ter anemia

Sem um acompanhamento nutricional você pode ficar anêmico. O ferro presente nos alimentos de origem vegetal não são bem absorvidos, por isso o ferro deve ser consumido com a vitamina C, para aumentar sua absorção.


Com um acompanhamento nutricional de qualidade você pode até ser fisiculturista mesmo sendo vegano!









 
 
 

Comments


  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page