Papinhas
- Nutricionista Andressa Miranda
- 10 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
Olá mamães e papais de plantão (além das titias e vovós também)!
Esse post é especialmente para quem tem um bebê que está iniciando a alimentação complementar. Quero te ajudar com algumas dicas para que seu filhote cresça com muita saúde!

Antes de falarmos sobre as papinhas, fique ligado!
Dê somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. Porque o leite materno contém água e é mais nutritivo que chás.
A partir de 6 meses deve-se introduzir a alimentação complementar junto com o leite materno até 2 anos. Pode-se oferecer água filtrada e fervida
Se a criança mama no peito:
- 6 meses: 2 papas de frutas e 1 papa salgada.
- 7 meses: 2 papas de frutas e 2 papas salgadas.
- 8 meses: a criança já pode receber a alimentação básica da família desde que não sejam utilizados temperos industrializados, excesso de sal, pimenta, alimentos gordurosos como bacon, banha, linguiça, entre outros.
Como deve ser a papinha?
A papa salgada deve conter um alimento de cada grupo: legumes e/ou verduras, cereal ou tubérculo, feijões e carne ou vísceras ou ovo.
Para os bebês que possuem alimentação materna devem iniciar a alimentação complementar a partir dos 6 meses. Confere aqui um exemplo para crianças com alimentação materna:

Para bebês que fazem uso de fórmula láctea, a alimentação complementar deve se iniciar um pouco mais cedo. Aos 4 meses o bebê já pode começar a ingerir os primeiros alimentos. Confere aqui como deve ser:

Espero que esse momento seja maravilhoso para sua família!
Beijos da Nutri.
Commentaires