top of page

Por que ser vegetariano?

  • Nutricionista
  • 19 de abr. de 2017
  • 2 min de leitura


A dieta vegetariana oferece inúmeros benefícios à saúde, principalmente por ser rica em vegetais, frutas e legumes, alimentos que possuem poder de transformar o estado de saúde do indivíduo.


Dentre os benefícios da dieta vegetariana, podemos citar: menor chance de diabetes, obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer, doença diverticular e síndrome metabólica. TODAS AS DOENÇAS MAIS PREVALENTES NA NOSSA SOCIEDADE.


Poderíamos pensar que a dieta vegetariana deveria ser introduzida na alimentação de todas as pessoas, mas é claro que ela tem seus prós e contras. Já falei isso neste post.


1. Antioxidantes

Os vegetarianos apresentam nível mais elevado de diversos antioxidantes no sangue, maior atividade de SOD (uma enzima envolvida no combate do estresse oxidativo), maior proteção contra a oxidação das da membrana da nossa célula e maior segurança no nosso DNA.


Os vegetarianos que não recebem suplementação de vitamina B12 tendem a ter níveis mais elevados de homocisteína, o que incrementa a formação de radicais livres. No entanto, mesmo nessas condições, alguns autores demonstraram índice menor de aterogenicidade, peroxidação lipídica e oxidação.


2. Obesidade

Estudos populacionais demonstram IMC menor dos vegetarianos em comparação com onívoros.

Isso não significa que a dieta vegetariana traga ajuste de peso e emagrecimento, mas pode indicar uma maior preocupação dessa população com a saúde, que escolheria melhor os alimentos e melhoraria o estilo de vida.

A tendência é pensar que vegetarianos estritos são mais magros que ovolactovegetarianos. Apesar de ser verdade na maioria dos estudos, em alguns casos o vegetariano estrito pode ter IMC maior do que o ovolactovegetariano, pois tudo depende da escolha dietética. Óleos e açúcares podem fazer parte da dieta vegetariana estrita.

A dieta vegetariana pode levar ao emagrecimento, à manutenção do peso e à obesidade. Tudo depende da elaboração da dieta, do estilo de vida e da composição metabólica do indivíduo.

3. Saúde cardiovascular

É fato que os níveis de colesterol são menores em vegetarianos, assim como a redução da lesão das membranas da nossa célula secundária, isso porque os vegetarianos tem uma melhor dilatação das artérias e são menos inflamados.

Os vegetarianos estritos apresentam menores níveis de colesterol, quando comparados com os ovolactovegetarianos.


4. Hipertensão

Vários estudos demonstram que há menor casos de hipertensão em vegetarianos, isso porque eles possuem maior sensibilidade à insulina e estado antioxidante melhor, favorecendo a redução da produção da placa de gordura nas artérias e a preservação substâncias que relaxam as artérias.


5. Diabetes e câncer

O uso de carnes e embutidos tem resultado negativo na prevenção de diabetes e câncer. Os vegetarianos possuem glicemia menor que os onívoros, evitando assim a diabetes. Além disso, o consumo de frutas, verduras e legumes são protetores do câncer.







 
 
 

Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page