Dieta low carb para emagrecer?
- Nutricionista Andressa Miranda
- 12 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
Atenção: Este post é baseado nas Diretrizes Brasileiras de Obesidade, 2016.
Olá! Vamos falar sobre dieta low carb. Será que emagrece? Melhora o perfil lipídico? Vale a pena?

Uma dieta low carb é caracterizada por:
menos de 20% de carboidratos
55 a 65% de gordura
25 a 30% de proteínas
Desde 1972, o Dr. Atkins já descrevia essa estratégia, mas atualmente essa dieta tem se tornado popular.
O grande problema dessas dietas é que elas ignoram o conceito de que a ingestão calórica é importante tanto para a perda quanto para o ganho de peso.
Acontece que eles acreditam que uma dieta rica em carboidratos deixa o indivíduo menos satisfeito, resultando em mais fome, maior ingestão de carboidratos e maior produção de insulina, o que inibiria a liberação de serotonina cerebral, que, por sua vez, aumenta o apetite.
Alguns desses autores alegarem que dieta rica em gordura leva à cetose (um processo metabólico resultante da restrição de carboidratos), o que diminuiria o apetite, MAS evidências mostram que não há diferença nem quanto ao apetite, nem quanto à sensação de bem estar.
A diminuição da pressão arterial e a redução dos níveis séricos de glicose, insulina e LDL colesterol, provavelmente, são consequências da perda de peso, e não da composição dietética, especialmente caso se considere que a quantidade de gordura consumida em uma dieta rica em gordura pode ser semelhante à consumida antes do início da dieta.
Todas as dietas hipocalóricas, se sustentadas em longo prazo, levam à perda de peso.
Entretanto, em curto prazo, as dietas cetogênicas, ricas em gorduras e escassas carboidratos, causam maior perda de água do que de gordura corporal. As dietas escassas em carboidratos e ricas em gorduras, especialmente saturadas em colesterol, são também ricas em proteínas animais e deficientes em vitaminas A, B6 e E, folato, cálcio, magnésio, ferro, potássio e fibras. Portanto, requerem suplementação. Podem levar a halitose, dor de cabeça e litíase renal por oxalato, questionando-se a segurança cardiovascular do seu emprego a longo prazo.
Então a dieta low carb é totalmente do mal? DEPENDE. Apenas seu nutricionista está capacitado a indicar um tratamento dietético. Além disso, devemos olhar para a qualidade desses nutrientes, ou você acha que um pão refinado é a mesma coisa que uma quinoa?
Kommentarer